O Ases Solitários é um jogo que requer muita sorte e que exige pouco tempo. Nele você precisará ter paciência para jogar várias vezes até conseguir ganhar.
Remover todas as cartas do jogo, com exceção dos 4 ases.
Para remover um carta é necessário que ela esteja livre (no topo de uma pilha) e que exista alguma outra carta de mesmo naipe e de maior valor no topo de outra pilha. Neste jogo o Ás é considerado a carta de maior valor — sendo o rei (K) a segunda maior carta —, logo os ases não podem ser removidos.
Como este jogo é muito mais de sorte do que de habilidade, não existem muitas dicas de como vencê-lo. Mesmo assim, separamos algumas dicas:
Assim como em outros jogos de paciência, também existem variações do Ases Solitários. Em uma variação mais fácil é possível remover uma carta caso ela esteja diretamente abaixo de uma outra carta de mesmo naipe e de maior valor.
Há também variações que deixam o jogo ainda mais complicado. Em uma delas, as únicas cartas que podem ser movimentadas para as pilhas vazias são os ases. Isso torna o jogo quase impossível de ser ganho.
Ases Solitários (Aces Up, em inglês) é um jogo de paciência simples de entender e difícil de ganhar, já que para terminar um jogo não basta ter só habilidade, é necessário ter muita sorte.
Como se trata de um jogo difícil, poucos jogos são ganháveis, então a pontuação neste jogo é muito importante. Ela mostrará o quanto você foi bem em um determiado jogo.
Cada carta removida equivale a 1 ponto. Como o objetivo é remover todas as cartas com exceção dos ases, a pontuação máxima é limitada a 48 pontos. O ideal é eliminar as 48 cartas usando poucas movimentações.
Assim como nos jogos Elevador e Três Montes, este paciência não apresenta o botão de "Desfazer". Ele foi removido para dar mais graça ao jogo.