FreeCell

Características

  • Baralhos: 1;
  • Dificuldade: Fácil;
  • Tempo: Médio;
  • Tipo: Habilidade;

Objetivo

O objetivo é mover todas as cartas para as fundações em ordem crescente no naipe usando o menor número possível de movimentos.

O jogo

Fundações
  • Existem 4 fundações (canto superior direito);
  • As fundações aceitam as cartas em ordem crescente e com o mesmo naipe.
Células
  • São 4 células ao todo (canto superior esquerdo);
  • As células vazias são utilizadas como espaços temporários para fazer movimentos de pilhas e para jogadas estratégicas.
Pilhas
  • O jogo tem 8 fundações (parte inferior);
  • As cartas nas pilhas devem ser organizadas em sequência decrescente e com cores alternadas;
  • Pode-se mover um conjunto de cartas desde que elas estejam em sequência e existam células vazias e/ou espaços vazios para realizar o movimento;
  • Pilhas vazias podem ser ocupadas por qualquer carta ou conjunto de cartas em ordem decrescente e com cores alternadas.

Dicas

PowerMoves (SuperMoves)

Muitas pessoas entendem as regras do FreeCell, mas poucas entendem (ou conhecem) os PowerMoves (jogadas poderosas, em tradução literal). Ao aprender/entender essas jogadas, as suas chances de ganhar aumentarão bastante.

Os PowerMoves são basicamente um "atalho", que permite que você movimente uma pilha em ordem decrescente e com cores alternadas em um único movimento, com uma certa quantidade de cartas, sem precisar usar as células vazias e/ou os espaços vazios. Assim, toda vez que você mover um conjunto de cartas, você fará um PowerMove.

O número de cartas que pode-se movimentar num PowerMove é uma função da quantidade de células vazias e espaços vazios. Matematicamente, pode-se expressar essa função da seguinte forma: N = (1 + número de células vazias) * 2 ^ (número de espaços vazios).

Observe a tabela ao lado para compreender melhor:

Espaços Vazios Células Vazias Tamanho da Sequência de Cartas
0 0 1
0 1 2
0 2 3
0 3 4
0 4 5
1 0 2
1 1 4
1 2 6
1 3 8
1 4 10
2 0 4
2 1 8
2 2 12
2 3 16
2 4 20

Exemplo de PowerMove

Um PowerMove pode ser sempre dividido em "jogadas individuais". Vamos supor que temos uma célula vazia e um espaço vazio. Assim, de acordo com a tabela acima, podemos mover uma pilha de 4 cartas. Se precisarmos mover a pilha 9, 8, 7 e 6 para cima de um 10, os seguintes movimentos devem ser realizados:

É importante ressaltar que um PowerMove usa apenas células vazias e espaços vazios, não utilizando cartas que estejam nas pilhas. Portanto, é possível mover sequências maiores ao utilizar uma carta para auxiliar na movimentação ou fazendo PowerMoves em sequência.

Se você entendeu o mecanismo dessa jogada, você terá mais facilidade para resolver os jogos mais difíceis de FreeCell, pois conseguirá planejar melhor os movimentos. Além disso, os PowerMoves mostram a importância de se ter "espaços vazios", já que eles permitem que um número maior de cartas sejam movidas por vez.

Jogos por Dificuldade

Um fato interessante do FreeCell é que apenas alguns jogos não apresentam solução, ou seja, são impossíveis. Assim, você só ficará travado num jogo se adotar uma estratégia ruim. Os números a seguir foram obtidos do site FreeCell solutions.

Jogos Muito Fáceis

Os jogos a seguir são extremamente fáceis, então você não precisará pensar muito para resolvê-los: #25904, #5152, #11987, #13464, #9998, #62090, #1529, #38168, #41426 e #41993.

Jogos Fáceis

A seguir listaremos alguns jogos fáceis: #164, #892, #1012, #1081, #1150, #1529, #2508, #32016, #33624, #33710, #33949, #34898 e #37509.

Jogos Difíceis

Se você quer rachar a cuca, aqui vai uma lista de jogos que necessariamente usam todas as células vazias: #169, #178, #285, #454, #575, #598, #617, #657, #775, #32123, #32379, #32469, #32483, #32549 e #32687.

História do FreeCell

O FreeCell surgiu a partir de uma variação do jogo Baker's Game (não confundir com o jogo Baker's Dozen, Dúzia do Padeiro). No jogo Baker's Game as cartas devem ser organizadas em ordem decrescente e com mesmo naipe, enquanto que no FreeCell as cartas são organizadas em ordem decrescente e com cores alternadas.

O jogo ficou famoso quando foi incluído no Windows 95 e mantido nas versões posteriores do sistema operacional da Microsoft, sendo removido no Windows 8. No Windows XP, o jogo foi modificado para apresentar um total de 1 milhão de distribuições de cartas diferentes (jogos diferentes).

Jogos relacionados

Paciência Pinguim

Paciência Pinguim

Jogo que não depende de sorte e lembra muito o Oito Fora e o FreeCell.

Oito Fora

Oito Fora

Jogo similar ao Freecell, porém mais desafiador.

Dúzia do Padeiro

Dúzia do Padeiro

Um jogo com muitas chances de se ganhar e que requer mais habilidade do que sorte.

Jardim das Flores

Jardim das Flores

Jogo no qual cada carta é considerada uma flor e é necessário ter habilidade para ganhar.

Quebra-Cabeças no Geniol »

5

Haja Paciência+