FreeCell é um jogo de estratégia que depende de raciocínio e planejamento por parte do jogador.
O objetivo é mover todas as cartas para as fundações em ordem crescente no naipe usando o menor número possível de movimentos.
Muitas pessoas entendem as regras do FreeCell, mas poucas entendem (ou conhecem) os PowerMoves (jogadas poderosas, em tradução literal). Ao aprender/entender essas jogadas, as suas chances de ganhar aumentarão bastante.
Os PowerMoves são basicamente um "atalho", que permite que você movimente uma pilha em ordem decrescente e com cores alternadas em um único movimento, com uma certa quantidade de cartas, sem precisar usar as células vazias e/ou os espaços vazios. Assim, toda vez que você mover um conjunto de cartas, você fará um PowerMove.
O número de cartas que pode-se movimentar num PowerMove é uma função da quantidade de células vazias e espaços vazios. Matematicamente, pode-se expressar essa função da seguinte forma: N = (1 + número de células vazias) * 2 ^ (número de espaços vazios).
Observe a tabela ao lado para compreender melhor:
Espaços Vazios | Células Vazias | Tamanho da Sequência de Cartas |
0 | 0 | 1 |
0 | 1 | 2 |
0 | 2 | 3 |
0 | 3 | 4 |
0 | 4 | 5 |
1 | 0 | 2 |
1 | 1 | 4 |
1 | 2 | 6 |
1 | 3 | 8 |
1 | 4 | 10 |
2 | 0 | 4 |
2 | 1 | 8 |
2 | 2 | 12 |
2 | 3 | 16 |
2 | 4 | 20 |
Um PowerMove pode ser sempre dividido em "jogadas individuais". Vamos supor que temos uma célula vazia e um espaço vazio. Assim, de acordo com a tabela acima, podemos mover uma pilha de 4 cartas. Se precisarmos mover a pilha 9, 8, 7 e 6 para cima de um 10, os seguintes movimentos devem ser realizados:
É importante ressaltar que um PowerMove usa apenas células vazias e espaços vazios, não utilizando cartas que estejam nas pilhas. Portanto, é possível mover sequências maiores ao utilizar uma carta para auxiliar na movimentação ou fazendo PowerMoves em sequência.
Se você entendeu o mecanismo dessa jogada, você terá mais facilidade para resolver os jogos mais difíceis de FreeCell, pois conseguirá planejar melhor os movimentos. Além disso, os PowerMoves mostram a importância de se ter "espaços vazios", já que eles permitem que um número maior de cartas sejam movidas por vez.
Um fato interessante do FreeCell é que apenas alguns jogos não apresentam solução, ou seja, são impossíveis. Assim, você só ficará travado num jogo se adotar uma estratégia ruim. Os números a seguir foram obtidos do site FreeCell solutions.
Os jogos a seguir são extremamente fáceis, então você não precisará pensar muito para resolvê-los: #25904, #5152, #11987, #13464, #9998, #62090, #1529, #38168, #41426 e #41993.
A seguir listaremos alguns jogos fáceis: #164, #892, #1012, #1081, #1150, #1529, #2508, #32016, #33624, #33710, #33949, #34898 e #37509.
Se você quer rachar a cuca, aqui vai uma lista de jogos que necessariamente usam todas as células vazias: #169, #178, #285, #454, #575, #598, #617, #657, #775, #32123, #32379, #32469, #32483, #32549 e #32687.
O FreeCell surgiu a partir de uma variação do jogo Baker's Game (não confundir com o jogo Baker's Dozen, Dúzia do Padeiro). No jogo Baker's Game as cartas devem ser organizadas em ordem decrescente e com mesmo naipe, enquanto que no FreeCell as cartas são organizadas em ordem decrescente e com cores alternadas.
O jogo ficou famoso quando foi incluído no Windows 95 e mantido nas versões posteriores do sistema operacional da Microsoft, sendo removido no Windows 8. No Windows XP, o jogo foi modificado para apresentar um total de 1 milhão de distribuições de cartas diferentes (jogos diferentes).
Jogo que não depende de sorte e lembra muito o Oito Fora e o FreeCell.
Jogo similar ao Freecell, porém mais desafiador.
Um jogo com muitas chances de se ganhar e que requer mais habilidade do que sorte.
Use as lacunas disponíveis para ordenar as cartas nas quatro fileiras.